O Esporte Clube Ipitanga, fundado em 20 de setembro de 2003, veio preencher uma lacuna e inaugurar um marco na historia do esporte no Município de Lauro de Freitas, tendo por meta ascender a elite do Futebol Baiano de profissionais, disputando o acesso ( 2ª divisão) do Baiano em 2004.
O Ipitanga foi acolhido pela população do Bairro de Itinga onde reside um terço da população do município de Lauro de Freitas e deve o Estádio Edvaldo Costa Santos como o seu berço, encontrando ali a estrutura física necessária e um lastro de mais de 16 anos de trabalho no esporte amador realizado por Renato Braz Filho e sua equipe, ambiente favorável aos investimentos de um grupo de três empresários alemãs: Martim Winner, Herman Karl Enderis e Hans Dögerl que na época associaram-se ao projeto ali existente.
O Nome Ipitanga surgiu em homenagem a Praia de Ipitanga, muito conhecida no exterior por sua beleza e tranqüilidade situada em um bairro de Lauro de Freitas que tem esse mesmo nome, pois o clube fundado precisava ter em sua marca algo que fosse conhecido, daí também a sugestão do tucano que se tornou o símbolo do clube, o laranja e preto surgiram da forma alegre e empolgante que a nova equipe trouxe para os gramados lembrando a famosa Seleção Holandesa no auge de sua existência.
O Clube ganhou notoriedade quando em sua fase de preparação venceu seu primeiro amistoso oficial jogando no Fazendão contra o Esporte Clube Bahia em 05 de fevereiro de 2004. Outras datas marcaram a historia do clube. Tiramos algumas delas como exemplos para ilustrar esse parágrafo:
18 de março de 2004, A apresentação do projeto Ipitanga, sua diretoria, comissão técnica e elenco para a Bahia Esportiva em um Jantar oferecido a impressa Baiana e convidados no restaurante Sabor D´ Itália em Villas do Atlântico
04 de julho de 2004 Conquista do Titulo de Campão Baiano de futebol profissional da 2ª divisão;
16 de janeiro de 2005 Estréia na 1ª divisão do futebol Baiano vencendo o Esporte Clube Bahia pelo placar de 1 X 0 no Estádio Otavio Mangabeira (Fonte Nova) gol marcado por Paulo Cesar de Falta.
13 de julho de 2005 Conquista o Titulo de Campeão Baiano de futebol Profissional do Campeonato do Interior invicto classificando-se para disputar a serie C do Brasileirão com subsidio da CBF.
O Esporte Clube Ipitanga tornou-se em pouco tempo o clube de maior aceitação entre os torcedores baianos, consolidou sua marca no cenário esportivo nacional e internacional, como clube revelador Indio, Davi, Bida, Cabore, Daniel, Rogerio, Marção jogadores que passaram pelo Vitoria, Bahia, Santos, Atlético GO.
Acolhidos pela população, mas por não ter um Estádio digno de comportar jogos oficiais da 1ª divisão, o Ipitanga tornou-se um andarilho, mudou-se para a cidade de Terra Nova onde foi abraçado e disputou seu primeiro e campeonato na 1ª divisão classificando-se em terceiro lugar, sendo o 2º em pontuação no geral com apenas uma derrota para o Esporte Clube Vitoria por 2 X 1, sagrando-se campeão da 2ª fase do campeonato Baiano de futebol profissional (campeonato do Interior) invicto, inclusive com a participação de Bahia e Vitoria.
Ainda em Terra Nova no ano seguinte o Ipitanga classificou-se em 3º lugar confirmando sua boa fase credenciando-se a disputar pelo 2º ano consecutivo a Serie C do Brasileirão, e mais uma vez o clube mudou-se desta feita para Cidade de Madre de Deus pois o Estádio Luiz Eduardo Magalhães em terra Nova não teve seus Laudos aprovados pela FBF, em virtude do não cumprimento das normas vigentes.
Em Madre de Deus o clube era um forasteiro apenas mandava os seus Jogos e ali disputou os campeonato de 2006 e 2007 e a metade do Campeonato de 2008.
O clube também teve uma rapta passagem pela Cidade de Santo Antonio de Jesus no segundo semestre de 2006, onde esperava disputar o campeonato de 2007, mais a cidade não conseguiu adequar o Estádio para comportar jogos oficiais da 1ª divisão. E com a destituição da Gestão da época o clube ficou em Lauro de Freitas jogando em Madre de Deus, Depois terminou o Campeonato de 2008 na Cidade de Porto Seguro onde Jogou três partidas.
Mais uma mudança desta feita para cidade de Senhor do Bonfim onde fomos acolhidos pelo poder publico e abraçados pela torcida local, neste ano, no entanto o clube não teve um desempenho satisfatório em virtude dos sucessivos problemas de ordem política interna, demandas na justiça trabalhista mediante seqüestro das receitas, o que provocou um engessamento da gestão administrativa e a contribuíram com o fraco desempenho da equipe.
Seis anos passaram-se e neste período a jovem equipe do Ipitanga superou os obstáculos, pautada pela fé no cumprimento das Promessas de Deus na vida daqueles que fazem parte hoje do clube, respeito pelos adversários, fidelidade com seus parceiros e compromisso com seus torcedores, funcionários, comissão técnica, atletas e, sobretudo seriedade com a gestão do clube
A historia de vitorias do Esporte Clube Ipitanga confunde-se com a historia das pessoas que fazem ou fizeram parte do Clube, que dando o melhor de si ajudaram a escrever de alguma forma e desempenharam de forma extraordinária seus papeis dentro da estrutura do clube: parceiros, Diretores, conselheiros, comissão técnica, atletas, amigos e principalmente os críticos.
É Campeão! O trabalho é coroado de êxito, porque cada um dos que faz parte desta historia é em sua essência vencedor.