quarta-feira, 18 de novembro de 2009

TABELA BAIANÃO 2010

DATA

HORA

JOGOS

ESTÁDIO

16/01/10

17:00

Feirense

X

Madre de Deus

Alberto Oliveira

17/01/10

16:00

Colo-colo

X

Bahia

Mário Pessoa

17/01/10

16:00

Vitoria

X

Camaçari

Manoel Barradas

17/01/10

16:00

Fluminense

X

Bahia

Alberto Oliveira

17/01/10

16:00

V. da Conquista

X

Ipitanga

Lomanto Júnior

17/01/10

16:00

Atletico

X

Itabuna

Luiz Viana Filho



quinta-feira, 12 de novembro de 2009

FOTOS SR.º DO BONFIM
























Congresso Técnico FBF

BAIANÃO 2010 FOI DEFINIDO NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA - 11.11.2009

Hoje, 11/11, na Sede da FBF – Federação Bahiana de Futebol, o Presidente Ednaldo Rodrigues, bem como o Vice-Presidente e Assessor Jurídico da FBF, Manfredo Lessa, o Diretor do Departamento de Registros da FBF, Jorge Luiz Reis Santana e o Vice-Presidente da CBF – Região Nordeste, Marcos Ferreira, se reuniram com os doze clubes que disputarão o Campeonato Baiano de Futebol Profissional 1ª Divisão – Edição 2010.

A reunião entre os presidentes e representantes dos clubes da capital e do interior que foi marcada pelo debate de opiniões e sugestões, especialmente a respeito da fórmula da disputa para a competição que inicia-se em Janeiro de 2010.

CLUBES PARTICIPANTES

ATLÉTICO

BAHIA

BAHIA DE FEIRA

CAMAÇARI

COLO COLO

FEIRENSE

FLUMINENSE

IPITANGA

ITABUNA

MADRE DE DEUS

VITÓRIA

VITÓRIA DA CONQUISTA

Mesa-diretora composta pelo Vice-Presidente e Assessor Jurídico da FBF, Manfredo Lessa, o Presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues e o Vice-Presidente da CBF Região Nordeste, Marcos Ferreira.

Pontos discutidos

Antes de ser votada e definida a fórmula da disputa, foram discutidos pontos importantes que permeiam todo a atividade do futebol no Estado, inclusive as determinações que partem de decisões da CBF – Confederação Brasileira de Futebol e do Ministério dos Esportes.

§ Estádios Mandantes (Situação e Laudos) – Foi dissertado e entregue aos clubes, ofícios emitidos pela CBF, Ministério dos Esportes e Federação Bahiana de Futebol relatando quais as providências e determinações relacionadas à questão dos laudos técnicos que são exigidos pelo Ministério Público. Os laudos técnicos de capacidade, segurança e higiene dos Estádios que sediarão os jogos, terão de ser entregues na FBF impreterivelmente até dia 30/11/09.

§ Estatuto do Torcedor - Foram esclarecidos com o Assessor Jurídico da FBF, Manfredo Lessa, pontos importantes do Estatuto.

§ Ambulância, Médicos e Enfermeiros – Como em todos os anos, foi salientada a necessidade da presença de uma ambulância para cada 10 mil torcedores no Estádio, assim como a equipe médica composta por um médico e dois enfermeiros padrão.

§ Médico no Banco de Reservas – É obrigatória a presença de um médico no banco de reservas de cada equipe.

§ Credenciados ao CREFI – A comissão técnica deverá ser composta obrigatoriamente por membros (treinadores e preparadores físicos) que estejam credenciados ao CREFI (Conselho Regional de Educação Física).

Sistema de Disputa – A Federação Bahiana de Futebol propôs sua fórmula e o Presidente Ednaldo Rodrigues, após a explanação e justificativa de todo o sistema proposto, que além de critérios como a visão do torcedor, receitas de bilheteria, cumprimento de normas e leis, também foi decidido baseado na adequação às datas que são determinadas no calendário da CBF para realização de competições estaduais.

O presidente, democraticamente abriu espaço para que os clubes propusessem outra fórmula que entendessem ser a melhor para a competição. O Presidente do Itabuna Esporte Clube, Ricardo Xavier, assim como o Presidente do E.C.P.P Vitória da Conquista, Ederlane Amorim, propuseram a fórmula de pontos corridos. A partir dessas intervenções, foi aberta a votação para que os doze clubes decidissem em votação aberta a fórmula para a competição.

Dez clubes, que representaram 63 votos, optaram por aceitar a proposta feita pela FBF. Dois clubes, que representaram 15 votos (Vitória da Conquista e Itabuna), votaram pela fórmula de pontos corridos. Desta forma a fórmula proposta pela FBF foi a escolhida.

A Disputa

Através de sorteio dirigido, levando em consideração o equilíbrio técnico, os 12 clubes participantes, foram distribuídos em dois grupos de seis equipes.

GRUPO 01

GRUPO 02

ATLÉTICO

BAHIA

BAHIA DE FEIRA

CAMAÇARI

COLO COLO

FEIRENSE

MADRE DE DEUS

FLUMINENSE

VITÓRIA

IPITANGA

VIT. DA CONQUISTA

ITABUNA

FASE CLASSIFICATÓRIA

Os doze clubes disputarão a fase classificatória em jogos de ida e volta, Grupo 01 contra Grupo 02 classificando-se os 04 primeiros colocados de cada grupo para a Fase Quartas-de-Final.

FASE QUARTAS-DE-FINAL

Após a fase classificatória, as 8 equipes classificadas comporão dois novos grupos de 04 equipes. Em jogos de ida e volta dentro do grupo, para que não haja repetição de jogos, classificarão para aFase Semifinal, as 02 associações primeiras colocadas de cada grupo.

GRUPO 03

GRUPO 04

1º DO GRUPO – 01

1º DO GRUPO – 02

2º DO GRUPO – 01

2º DO GRUPO – 02

3º DO GRUPO – 01

3º DO GRUPO - 02

4º DO GRUPO - 01

4º DO GRUPO - 02

DISPUTA DO REBAIXAMENTO

A FBF também ofereceu duas fórmulas para a disputa do Rebaixamento.

A primeira opção propõe o seguinte sistema para definição do rebaixamento:

Serão rebaixadas para a 2ª divisão, a Associação última colocada do Grupo 01, bem como a última colocada do Grupo 02 da Fase Classificatória.

A segunda opção determina que os dois últimos colocados de cada grupo na Fase Classificatória comporão um novo grupo que disputarão jogos de ida e volta dentro do grupo, sendo rebaixadas para o Campeonato Baiano 2ª Divisão – Edição 2011 as duas associações últimas colocadas.

Esta foi a proposta escolhida através de voto entre os clubes.

GRUPO 05

5º DO GRUPO – 01

5º DO GRUPO – 02

6º DO GRUPO – 01

6º DO GRUPO – 02

FASE SEMIFINAL

Os 04 clubes melhores classificados na fase quartas-de-final avançam para a fase semifinal distribuídos em dois novos grupos de duas equipes cada. Mais uma vez, em jogos de ida e volta dentro do grupo, classificam-se para a Fase Final, o primeiro colocado de cada grupo.

GRUPO 06

GRUPO 07

1º DO GRUPO – 03

X

2º DO GRUPO - 04

1º DO GRUPO – 04

X

2º DO GRUPO - 03

FASE FINAL

A fase final será disputada pelos primeiros colocados oriundos dos grupos 06 e 07. Jogos de ida e volta definirá o grande campeão do Campeonato Baiano de Futebol Profissional – 1ª Divisão – Edição 2010.

GRUPO 08

1º DO GRUPO – 06

X

2º DO GRUPO - 07

O Campeonato Baiano de Futebol Profissional 1ª Divisão terá início no dia 17/01, com término em 02/05.

§ Acesso – Ascenderão ao Campeonato Baiano de Futebol Profissional da 1ª Divisão – Edição 2011, as Associações Campeã e Vice-Campeã do Campeonato Baiano de Futebol Profissional da 2ª Divisão - 2010.

§ Acesso a Copa do Brasil - 2011 – As Associações Campeã e Vice-Campeã do Campeonato Baiano de Futebol Profissional – Edição 2010, terão acesso à Copa do Brasil – Edição 2011.

§ Campeonato Brasileiro de Futebol – Série “D” – 2010 – A Associação melhor colocada do Campeonato Baiano – 1ª Divisão - 2010 terá acesso ao Campeonato Brasileiro de Futebol Série “D” Edição 2010, assim como a Associação campeã da Copa Governador do Estado – Edição 2009, que está sendo disputada.

§ Campeonato de Juniores Edição 2010 – A competição de Juniores seguirá o mesmo sistema de disputa definido para o Campeonato Baiano de Futebol Profissional – 1ª Divisão.

Presidentes e Represantes dos clubes reunidos no Conselho Técnico.